Ainda sobre Terror Asiático, Madre Dee fala hoje sobre um clássico do Terror Tailandês, que deixou muita gente sem ir ao banheiro sozinho à noite…
SHUTTER (2004)
Por Dee Dumore
Começo dizendo que tem uma versão norte-americana (lógico) desse filme. Eu não vi essa versão e nem pretendo, porque a original é ótima.
Shutter (“Espíritos - A morte está ao seu lado” no Brasil) é um filme de 2004, dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Vi esse filme por acaso, quando ainda morava com o meu pai. Estava procurando algo na TV e parei nele. E adorei!
Pra quem tem medo, esse filme é o pesadelo clássico: Um fotógrafo e sua namorada atropelam uma garota e não prestam socorro, deixando-a morrer na beira da estrada. Pouco tempo depois, as fotos que ele faz passam a exibir um vulto branco e ele começa a se sentir mal, uma terrível dor nas costas…
Quem é da macumba, como eu, já viu esse filme na vida real. Aliás, durante anos da minha vida eu convivi com esse problema, adquirido aos 13 anos durante uma maldita "brincadeira do copo”. Não adiantou falar pra ninguém porque todo mundo me tirou de maluca e eu tive que viver com o encosto até meus 30, quando entrei pra macumba.
Mas o encosto do filme tinha uma mágoa enorme: ela havia sido namorada do fotógrafo, estava inconformada com o término e assediava o ex dizendo que se mataria se ele não voltasse para ela. O assédio continua do Além, com Natre (a falecida magoada) perseguindo não apenas Tun (o fotógrafo) e Jane (a atual namorada de Tun), como toda a turma do colégio que a sacaneou enquanto era viva. Boto fé nesse tipo de espírito, é zombeteiro e obsessor, vai atrapalhar o andamento de geral e vai causar estrago!
O espírito desassossegado de Natre sai em busca de vingança, gerando mortes por su1c1dio - que foi a causa-morte dela. Aí você pergunta “ué, Dee, você não disse que ela foi atropelada pelo casal?” AHA!! O que Jane e Tun atropelaram foi… O ESPÍRITO DA NATRE! Ela já havia morrido - se matado - e SUA MÃE GUARDOU O CORPO PODRE EM CASA <3
VÁRIAS CAMADAS DE TUDO ERRADO COM ESSAS PESSOAS! Ainda tem uma questão bem tensa no filme que é o fato de Natre ter sido estup®4ada por colegas da escola ENQUANTO SEU NAMORADO FOTOGRAFAVA TUDO, SEM AJUDAR. Você não faria igual a ela? Eu faria!
Esse filme só não é 100% maravilhoso porque usa de efeitos práticos exagerados para gerar audiência, então Natre tem seu momento Sadako, ou seja, reaparece zumbi e fica perseguindo a galera.
Eu não consigo sentir medo de zumbi. Foi mal. É muito mais assustador ter um egum te perseguindo do Além do que um morto-vivo na sua cola. Fazer ebó dá trabalho, nem sempre funciona de primeira, o obsessor drena suas forças, você vai ficando doida(o), é um tormento e não resolve se você for atrás da história de vida do desencarnado pra tentar "dar paz” àquele espírito PORQUE ELE NÃO QUER PAZ.
Para um filme tailandês, o que se tem de efeitos, recursos e fotografia é excelente, mas esse lance do espírito se materializar como um zumbi e ficar dando susto nos vivos é chatão e bem besta. Tirando isso, o filme é ótimo e vale a pena. Tá no Mubi, no Prime Video e acho que na Netflix também.
Conselho: NÃO FAÇA BRINCADEIRA DO COPO NEM OUIJA PORQUE ENCOSTO PEGA E CUSTA CARO TIRAR.